quarta-feira, 4 de julho de 2012

GREVE AFETA MAIS DE 1 MILHÃO DE ALUNOS

opinião do Grupo Bandeirantes sobre o assunto:
Uma greve que fecha por 44 dias 57 universidades e 36 institutos federais é uma demonstração insistente de que não há mais limites para o desrespeito das autoridades pelo interesse da população. Este é o único sentido que se pode dar à passividade com que o Ministério da Educação testemunha este descalabro - que não só impede milhares de alunos de frequentar as aulas, como simplesmente fecha as portas de dezesseis hospitais de faculdades a uma multidão de doentes espalhados pelo país. O direito de greve exige responsabilidade na busca de soluções. As reivindicações devem ser discutidas e enfrentadas pelas autoridades, com sabedoria e coragem. Duas condições que faltam, neste momento, ao ministro da educação - ele mesmo um antigo grevista do setor que parece ainda não ter mudado de lado. Ou, então, morre de medo de seus antigos colegas de piquete.

Um comentário:

1. Questão de Matemática:
    Qual o déficit de quem paga a conta e não recebe o produto e ainda tem que pagar pelo direito de existir daqueles que não pagam a conta, são estáveis, não entregam o produto e querem receber mais?

Déficit da Previdência do servidor deve superar R$ 60 bilhões em 2012
    Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/01/deficit-da-previdencia-publica-deve-ultrapassar-r-60-bilhoes-em-2012.html

18/01/2012 11h43 - Atualizado em 18/01/2012 13h00

Déficit da Previdência do servidor deve superar R$ 60 bilhões em 2012
    Expectativa é do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.
    Fundo de pensão para servidor público tramita no Congresso Nacional.
    Alexandro Martello Do G1, em Brasília
    O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, informou nesta quarta-feira (18) que o déficit do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que atende aos servidores públicos, deve ultrapassar a barreira dos R$ 60 bilhões em 2012. No ano passado, o resultado negativo somou R$ 56 bilhões, contra R$ 51 bilhões em 2010.
    O valor do déficit da Previdência do setor público supera, em muito, o resultado negativo em R$ 36,5 bilhões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que atende aos trabalhadores do setor privado. Em dezembro do ano passado, o INSS pagava benefícios para 29 milhões de pessoas, enquanto que, no caso do setor público, a previdência atende a cerca de um milhão de trabalhadores.
    Atualmente, a União paga aposentadorias que podem chegar a R$ 15 mil, ou até mais, para servidores públicos. Pelas regras atuais, o servidor público que se aposenta contribui com 11%, sem teto, enquanto que a União tem o compromisso de contribuir com outros 22%.
    Novas propostas
    Para diminuir este déficit da Previdência dos servidores públicos, o governo enviou no ano passado, ao Congresso Nacional, uma proposta de criação de fundos de pensão para servidores. A proposta já passou pelas Comissões da Câmara dos Deputados, mas ainda tem de passar pelo crivo do plenário da Câmara e Senado Federal.
    Com as novas regras, para ter aposentadoria superior ao teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de cerca de R$ 3,7 mil, o servidor público terá de contribuir para este fundo de pensão. A estimativa é de uma economia de R$ 26 bilhões por ano dentro de 35 anos.
    Para possibilitar a aprovação do projeto na Câmara, o governo já concordou com a criação de um fundo de pensão para cada poder e, também, que eles sejam administrados pelos próprios participantes, e não por uma empresa terceirizada, assim como um aporte de 8,5% da União aos fundos (e não os 7,5% propostos inicialmente). O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o projeto é prioridade do governo no Legislativo