quinta-feira, 19 de julho de 2012

Em reunião, servidores federais pedem que governo antecipe negociação das greves

Fonte: Correio do Brasil - 19/7/2012 18:40.

Por: Sarah Fernandes, da Rede Brasil Atual

Publicado em 19/07/2012, 18:05

São Paulo – Representantes de sindicatos dos funcionários públicos federais se reuniram na tarde de hoje (19) com o secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça, para pedir que a proposta de reajuste salarial seja apresentada pelo governo antes do prazo estipulado pelo órgão, que vai até 31 de julho. Isso porque os servidores avaliam que teriam pouco tempo para negociar, uma vez que as propostas de reajuste salarial têm que ser entregues ao Congresso Nacional até o final de agosto.

“O governo afirmou que está construindo a proposta em um processo interno, que ainda não tem nada pronto para nos apresentar e que a data se mantém”, afirmou Paulo Henrique Santos, coordenador da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), que participou da reunião. Ela foi realizada de forma extraordinária, devido a uma manifestação dos servidores que bloqueou a entrada de prédios públicos nessa manhã.

Além da Febrasa, participaram da reunião o secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Valter Correa, e membros da Central Única dos Trabalhadores, da Central Sindical Popular, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica.

Ao todo, 46 órgãos públicos têm setores paralisados, de acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A maior categoria em greve é a educação, que tem adesão de 86% dos docentes e dos técnicos administrativos de universidades, institutos e colégios federais. “Ficou claro na reunião que a greve é um incomodo para o governo, que estamos fortes e que temos a chance de conseguir bons resultados”, avalia Santos.

Universidades federais
Na próxima segunda-feira (23) haverá uma reunião entre o Ministério do Planejamento e representantes dos professores das universidades federais, para negociar a proposta apresentada pelo órgão à categoria na última sexta-feira (13).
Desde este dia as universidades têm organizado uma série de assembleias para deliberar se aceitam ou não a proposta do governo. Até ontem (18) 18 universidades federais já tinham decidido por rejeitar a proposta e manter a greve. Na tarde de hoje foram realizadas mais 23 assembleias. A justificativa se repete em todos os casos: os professores avaliam que o reajuste salarial beneficia apenas uma minoria dos docentes e que o plano de carreira não facilita a progressão.

Um comentário:

1. Importante aviso: