quinta-feira, 4 de agosto de 2011

UFSCar adia início das aulas do segundo semestre por causa da greve dos servidores

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) adiou o início das aulas do segundo semestre de 2011 para o dia 16 de agosto, devido à greve dos funcionários técnico-administrativos. As aulas começariam no dia 8. Segundo informe divulgado pela Reitoria, após a queda da Internet na universidade, na madrugada da última terça-feira (2), os servidores em greve se recusaram a garantir o retorno rápido da mesma.

A indisponibilidade da Internet impediu que a DiCA (Divisão de Controle Acadêmico) realizasse as atividades necessárias para o início do semestre letivo, o que resultou na necessidade de adiamento.

A greve dos funcionários técnicos administrativos das universidades federais tem a adesão de servidores de cerca de 50 instituições, segundo o comando nacional de greve da Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras). Eles estão parados desde o dia 6 de junho.

A AGU (Advocacia-Geral da União) já acionou o STJ (Superior Tribunal de Justiça) para que o tribunal declare a ilegalidade da greve. De acordo com a AGU, a paralisação impede o direito constitucional do ensino público gratuito, a continuidade das pesquisas, o atendimento em hospitais universitários e o desenvolvimento econômico e social do país.

O início das aulas também foi adiado na UFPR (Universidade Federal Do Paraná) e na UFT (Universidade Federal do Tocantins).

fonte: UOL Educação - 04/08/2011 - 18h17