quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CARTA ABERTA AOS ALUNOS DA UFSCAR- Campus Sorocaba

Boa Noite a todos,

Por favor, vejam se o texto ficou bom (adaptada da Carta Aberta dos servidores da UFPR) para distribuirmos na segunda feira aos alunos (isso se as aulas não forem suspensas também, como em São Carlos!!!). Consegui colocar o texto em uma página, para ser impresso dois folhetos de cada vez.

Postem suas opiniões e caso seja aprovado, por favor, preciso encaminhar o arquivo ao Laerte e Rogério para que possamos reproduzi-lo.

Abraço

Segue texto abaixo:

Greve dos servidores Técnico-Administrativos das Universidades Federais
Carta aberta aos estudantes da UFSCar - Sorocaba

Os servidores técnico-administrativos das universidades federais estão em greve. Nossa paralisação, naturalmente, afeta inúmeros dos serviços prestados aos estudantes, como atendimento na secretaria e biblioteca. Entretanto, esperamos a sua compreensão.

Jamais os servidores conseguiram qualquer benefício sem greve. Essa é a única maneira de pressionar o governo. Passamos mais de dois meses tentando negociar antes da deflagração da greve. Não obtivemos nenhuma resposta. A greve seria em março, foi suspensa, e começou apenas em junho. Já estamos há dois meses parados e o governo não nos recebe para negociar. Agora tenta judicialmente proibir um direito constitucional de todo trabalhador: O DIREITO À GREVE!!

Paramos nossas atividades tendo em vista a posição do governo Dilma de não conceder nenhum reajuste salarial para os servidores públicos este ano e o possível congelamento para os próximos 10 anos. Já os parlamentares ganharam 61% de aumento e a presidente 134%. Enquanto isso há recorde de arrecadação de impostos e a inflação atingiu 9,76%(IGP-M) nos últimos doze meses, deixando nossos salários mais defasados.

O nosso caso não é o único. Há várias outras categorias no serviço público federal em condição parecida. Em 1º de agosto também teve início a greve dos servidores dos Institutos Federais (IFs). Professores de várias universidades federais já iniciaram o movimento de paralisação também.

O piso salarial de nossa categoria é atualmente de R$ 1.034,00. Você, estudante, que passará anos empenhado em uma graduação, pretende, após formado, ter uma remuneração mensal tão reduzida como esta?

Além de defender reajuste salarial, estamos também batalhando contra a privatização dos hospitais universitários, encaminhada pelo governo através de medida provisória, a MP 520. O projeto do governo abre brecha para privatização de outros serviços públicos. Se implantada nos hospitais, esta mesma medida poderá ser ampliada futuramente para toda a universidade.

Dilma cortou 50 bilhões das áreas sociais. Na educação, as universidades foram as mais afetadas. Com o REUNI, as vagas foram ampliadas, mas não houve a devida reposição de docentes e técnico-administrativos para dar conta desta nova demanda.

Nosso campus necessita da contração através de concurso de, pelo menos, mais 40 docentes e 60 Técnicos Administrativos. Acabou o dinheiro do REUNI, e o governo proibiu concurso público (Portaria número 39/11). O resultado será a contratação de professores temporários para “tapar os buracos” e sobrecarga de trabalho aos servidores técnicos, sem previsão de reajuste salarial.

A luta dos estudantes, dos docentes e dos servidores técnico-administrativos, no fim das contas, é a mesma: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE !! E que o governo federal priorize recursos para áreas sociais como educação, em vez desperdiçar dinheiro público com obras faraônicas e superfaturadas para a Copa 2014, cujos beneficiários são as grandes construtoras, além de outras empreiteiras envolvidas em escândalos noticiados pela TV.

Pense nisso e apoie a nossa greve!!!
Acompanhe a Greve: http://greveufscarsorocaba.blogspot.com/

4 comentários:

1. Nós, o Coletivo Canguçu, apoiamos esta greve! Estamos mobilizando o maior número possível de estudantes a comparecer na segunda-feira às 10h30 no antigo saguão da DiCA para nos organizarmos perante este nefasto ato da Reitoria que tenta nos jogar contra vocês!
    Peço, ainda, se alguns representantes de vocês podem ir a esta reunião para conseguirmos andar juntos!

Atenciosamente e torcendo para que não desistam,
    Rafael

ResponderExcluir
  2. Eu acho que está muito boa, Ailton. Só precisa corrigir a palavra "contração" no penúltimo parágrafo (acredito que o correto seja contratação, não é? Afinal nosso campus precisa expandir, e não contrair...).

ResponderExcluir
  3. Podem contar com um grande número de Alunos da geografia em apoio! meu blog esta a disposição também : http://prosasgeograficas.blogspot.com/ estamos junto!

ResponderExcluir
  4. Não esperava que o governo tomasse essa atitude, ainda mais, Dilma que lutou contra a ditadura militar.

(em especial por volta dos 3:50 do video)

Vamos a luta!